Nova portaria 315 do MEC

Conheça as configurações e exigências para entender melhor sobre a nova portaria 315 do Mec

Lançada em 2018, a portaria 315 do Ministério da Educação foi modificada e repostada em 2020 no diário oficial. A nova mudança foi feita para prorrogar o prazo de digitalização de documentos por parte das Instituições de Ensino Superior, oferecendo mais tempo hábil para adaptação por parte das empresas de ensino.

O novo prazo vence em 4 de abril de 2022, sendo assim, as instituições têm até esta data para ficar dentro dos conformes legais exigidos pelo MEC para digitalização de documentos.

Quais são as exigências feitas pelo MEC?

Na portaria 315, o ministério exige algumas condições das instituições para administrar este acervo digital, confira algumas:

  • Possuir um plantel de tecnologia que suporte e garanta a preservação dos documentos;
  • Fiscalizar a base de dados para preservar e não perder documentos;
  • Fazer o upload de documentos que permitam a busca e recuperação dos docs digitalizados;
  • Obter o certificado digital para garantir legalidade jurídica na armazenagem;
  • Disponibilizar para os alunos os documentos cadastrais e os documentos administrativos da empresa;
  • Implementação de um comitê gestor para garantir uma boa administração dos acervos digitais e deixar em dia as regulamentações exigidas;

Itafi: readequação e ensinamento

O Itafi é uma instituição focada na educação e oferece cursos com certificados para os mais variados públicos, inclusive para as Instituições de Ensino Superior.

Formada por profissionais da educação de alto nível, o Itafi oferece cursos especializados para as instituições superiores como o curso teórico e prático sobre secretaria acadêmica. Com intuito de informar as Instituições de Ensino Superior sobre ações de adaptação, o curso oferece ideais e propostas para que as instituições saibam lidar com as exigências do governo a respeito da legalidade dos acervos digitais. Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *