Um olhar filosófico sobre o tempo e a mudança.

 

pensador__

Desde os primeiro sábios, Tempo e Mudança são dois temas centrais que acompanham a existência humana, seja pela urgência que encontramos no dia a dia, seja por rumos inesperados que somos acometidos.

Com as lentes de destacados filósofos e com recortes do filme Naufrago de Robert Zemeckis com Tom Hanks, pretendemos navegar pela filosofia descobrindo, ou melhor, descortinando este conhecimento mais silencioso, oculto, secreto sob a perspectiva arte e suas relações com a ética, planejamento e ação.

 

O Palestrante

foto_rubens

Tecnólogo em Computação. Licenciado e mestre em Filosofia pela Faculdade São Bento. Pós-graduado em Gestão de Documentos em Arquivos digitais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Na área educacional foi responsável por implantação de metodologias educacionais para informática em grandes organizações, recentemente exerceu a função de assessor do Prof. Marcos Giannetti da Fonseca, diretor da Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), ministrou aulas de Filosofia e Tecnologia da Informação. Atualmente é diretor do Instituto de Tecnologia, Administração e Filosofia – ITAFI. Atuou na área de Tecnologia da Informação como consultor, analista e desenvolvedor de sistemas para grandes organizações, tais com: Elevadores Otis, Paramount Lansul e Banco Mercantil de São Paulo. Autor do livro:  “A tecnologia acima do bem e do mal: a tragédia do homem contemporâneo” (www.itafi.com.br/loja/tecnologia-acima-bem-e-mal-tragedia-homem-contemporaneo).

 

Um olhar filosófico sobre o tempo e a mudança from Itafi on Vimeo.



7 Comentários

  • Rodrigo Notari

    Palestra extremamente inspiradora, em poucas horas fui conduzido por uma experiencia única. Mudei minha forma de enxergar os desafios.

  • Anelise Stampfer

    Assisti a palestra daqui da Alemanha. Foi a primeira vez que participei de uma sala virtual e achei a experiência fantástica. Além do tema ser muito interessante, a palestra é muito dinâmica, alternando trechos do filme com a reflexão sobre termos da filosofia. Aprendi muito e me senti dentro do auditório embora estivesse a milhares de quilômetros. Espero poder participar de mais eventos dessa natureza no futuro.

  • Rodolfo Racy

    Cabe ao bom professor não apenas expor o conhecimento, mas também gerar uma vontade nos alunos para irem atrás dele por si mesmos. Pois, caso não haja essa vontade que parte do próprio aluno, o mesmo poderá ignorar o que foi exposto, ou decorá-lo para evitar problemas futuros, mas nunca aprender. Essa talvez seja a tarefa mais difícil de um professor, e justamente neste aspecto o Prof. Rubens possui muito talento e criatividade. No caso desta palestra, Rubens utilizou o entretenimento como uma isca para atrair a vontade os alunos e então transmitir o conhecimento. Tivemos a oportunidade de assistir o filme ‘Náufrago’ não apenas como meros espectadores, mas como filósofos, compreendendo o filme a partir de visões críticas e conceitos filosóficos. Sei que uma das tarefas do professor é responder aos questionamentos dos alunos, mas neste caso, creio que os participantes desta palestra saíram dela com muito mais perguntas de que quando chegaram. Isso não porque o professor deixou de responder as perguntas, mas porque ao respondê-las mostrou que por trás delas existiam outras perguntas muito maiores, que por sua vez também escondem novas perguntas não respondidas. Ou seja, a partir de tais reflexões, abre-se um caminho pela busca do conhecimento, dá-se o empurrão necessário para, não sair da ignorância, mas sim percebê-la. E só pela percepção da ignorância é que nos damos conta do valor do conhecimento.

  • Isailton Reis

    Já tinha assistido ao filme duas vezes, mas a leitura filosófica feita pelo Professor Rubens é de tornar mais clara a mensagem exposta nele e torná-lo inesquecível. Um belo sábado vivi daqui do aconchego do meu lar baiano ao desfrutar novas reflexões. Que venham outras.

  • Thiago Ruivo

    Surpreendente.
    Um olhar filosófico e inesperado sobre diversos temas criando paralelos entre o real e o cinematográfico.
    Impressionante a capacidade do Profº. Rubens em contextualizar o ser no tempo e no espaço e inserir cada um dos participantes no conteúdo da palestra de forma leve e bastante didática.
    Excelente para ambientes corporativos que prezam por liderança, desafios e crescimento. Recomendo (e muito).

  • Sandra Costa

    Uma nova abordagem filosófica sobre aspectos cotidianos que vivenciamos e sobre como podemos encará-los. Os recursos audiovisuais utilizados deixaram a palestra mais dinâmica. Interessante esta reflexão filosófica em sala de aula, onde conseguimos extrair tantos elementos do filme. Gostei muito!

  • Wisley Aguiar

    Uma palestra fascinante e envolvente onde elementos cinematográficos são usados para uma reflexão mais profunda e séria sobre o tempo e a mudança. Parabéns prof. Rubens, esperamos mais cursos com este nível. Foi uma experiencia nova participar daqui de Uberlândia, como se estivesse com a turma ai em São Paulo. Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*