O que é um Diploma Digital?

Saiba o que é um diploma digital, quem precisa disponibilizar e onde se estruturar para isso

Para que uma Instituição de Ensino Superior (IES) possa ter um pleno funcionamento no Brasil, existem algumas determinações definidas pelos órgãos legisladores que devem ser seguidas, e o Diploma Digital é uma delas.

Diploma Digital: o que é

O Diploma Digital nada mais é do que o famoso e tradicional diploma em formato digital. Ao final de um curso de ensino superior, ou de um curso técnico, o estudante pode entrar na plataforma da instituição de ensino e solicitar o documento.

Inclusive, na área das instituições de ensino superior existe a obrigatoriedade da disponibilização do diploma digital. Isso por determinação da portaria n°554 do Ministério da Educação, que coloca como dever de todas as instituições de ensino superior proporcionarem aos seus alunos o diploma digital.

Vantagens

Esse novo formato de diploma traz algumas vantagens e pontos positivos, como: mais agilidade e facilidade, afinal, a partir do momento da solicitação na plataforma da instituição, o documento será entregue em até 15 dias para o aluno.

Além da rapidez e desburocratização, o diploma digital pode trazer economia, pois de acordo com pesquisas, a diferença do valor entre o diploma físico e digital pode ser de até 200 reais.

Com isso, o aluno economiza tempo e dinheiro e fica com o diploma digital que tem o mesmo peso do documento em forma física.

Itafi: o caminho para sua instituição ficar em dia

O Itafi oferece diversos cursos para auxiliar e ensinar sobre como se manter em dia com as exigências digitais, como o curso “Secretaria Acadêmica: MEC e Acervo Digital”, que apresenta todos as resoluções do MEC para a constituição do acervo digital. Para conhecer os cursos do Itafi clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *